TRT-15 recebe a visita de estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dom Joaquim Justino, de Jundiaí | Justiça do Trabalho – TRT da 15ª Região

Na tarde de quarta-feira, 3/12, 46 alunos dos 8º e 9º anos da Escola Estadual “Dom Joaquim Justino Carreira”, de Jundiaí, visitaram as dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Letícia Daniele Alves dos Santos, Joice Cristina Imada e Antonio Carlos Ferreira.

O grupo foi recepcionado no Espaço do Co.Labora 15, o Laboratório de Inovação do TRT-15, onde a servidora Ednamara Aparecida Gonçalves Camara apresentou o funcionamento da Justiça do Trabalho, sua importância histórica e social e o papel da instituição na garantia de direitos e na mediação de conflitos, além de explicar os trâmites de uma sessão de julgamento.

Na sequência, os estudantes foram dirigidos à sede judicial do Tribunal, onde, no Plenário da Corte, localizado no 3º andar, assistiram à sessão de julgamento da 1ª Seção de Dissídios Individuais (1ª SDI). Na abertura dos trabalhos, a presidente da sessão, desembargadora Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, cumprimentou os professores, pelo “trabalho realizado com imensa dedicação na missão de educar”, e os alunos, “que trazem no coração a vontade de aprender, crescer e de contribuir para a paz, a justiça e a solidariedade”.

Ainda no 3º andar, o grupo participou de uma palestra com o desembargador João Batista Martins Cesar, que falou sobre a importância da educação para o desenvolvimento social e para o fortalecimento do senso crítico, essencial ao exercício da cidadania. Durante o bate-papo, o magistrado abordou questões como desigualdade social, falta de oportunidades e os desafios enfrentados por jovens em situação de vulnerabilidade. Ele também tratou de temas de grande relevância social, como o Caso Shell/Basf, destacando seus impactos ambientais e trabalhistas. O trabalho infantil foi discutido com ênfase nos riscos e efeitos prejudiciais ao desenvolvimento e à vida escolar. O desembargador destacou a importância de programas de qualificação, como a aprendizagem social, para uma inserção segura e digna dos jovens no mercado de trabalho.

A atividade foi encerrada no 4º andar, com a visita ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC), que abriga documentos e processos históricos, fotografias, objetos e exposições que preservam a trajetória da Justiça do Trabalho e a memória institucional do TRT‑15. O espaço funciona como um importante centro de pesquisa, educação e difusão cultural, permitindo que os visitantes conheçam a história do trabalho, os avanços na legislação trabalhista e o papel do Judiciário na sociedade.



Fonte:TRT15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

  • AATS
  • Cursos
  • Eventos
  • Informativos e Notícias
  • Noticias do dia TRT 15º Região de Campinas
  • Noticias do dia TRT 2º Região de Sâo Paulo
  • Parceiros