A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promoveu, na manhã desta sexta-feira, 18/7, a palestra “Da pobreza das famílias à pobreza das crianças: desafios para a intervenção social e judicial”. O evento ocorreu no Auditório da EJud-15, com transmissão ao vivo pelo canal da EJud-15 no YouTube.
A palestra foi ministrada pela socióloga Vanessa Stettinger, que apresentou o resultado de duas pesquisas científicas realizadas por ela no norte da França, país onde reside. A juíza aposentada do TRT-15, Eliana dos Santos Alves Nogueira, coordenou a mesa de trabalhos, que contou, também, com a presença da juíza Isabela Tófano de Campos Leite Pereira, membro do conselho consultivo da Escola Judicial, representando a direção do órgão.
#ParaTodosVerem: duas mulheres sentadas em cadeiras pretas atrás de uma mesa de madeira
O evento abordou as consequências da pobreza familiar no desenvolvimento de crianças e jovens, que, na maior parte dos casos, reproduzem o mesmo quadro de vulnerabilidade em suas trajetórias de vida. A palestrante compartilhou os resultados de suas pesquisas, que identificaram os impactos da pobreza na infância e na juventude, bem como os possíveis caminhos para o enfrentamento da questão.
Para além da pobreza econômica, o conteúdo tratou do contexto social das famílias, evidenciando como a falta de recursos financeiros compromete áreas essenciais da vida das crianças, como a qualidade da saúde, o convívio social, o desempenho escolar e, consequentemente, o futuro profissional. A exposição ressaltou ainda a importância de uma intervenção intersetorial e sensível às especificidades de cada realidade.
#ParaTodosVerem: sentadas em cadeiras pretas, várias pessoas assistem à palestra.
Clique para assistir na íntegra.
Fonte:TRT15